quarta, 05 de julho de 2017 - 16:24h
Serra do Navio terá rede de fibra ótica ativa após 3 anos implantada
Visita do Prodap a Serra do Navio visa parceria para solucionar problemas de comunicação no município
Foto: Celio Conrado
Reunião para viabilizar termo de cooperação

Com o objetivo de diagnosticar e buscar formas de solucionar os problemas através de plano de ação tecnológica, o Governo do Amapá por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), visitou nessa semana, o município de Serra do Navio. O encontro contou com a participação do vice-prefeito, Elindomar Soares, o secretário de administração, Reginaldo Pantoja, o diretor presidente do Prodap, Lutiano Silva e sua equipe Técnica.

O município de Serra do Navio foi um dos 5 municípios do Amapá contemplados com o projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações do Governo Federal, programa que visa modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas que possibilitam a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

A rede de fibra ótica instalada na cidade de Serra do Navio, no ano de 2013, tem extensão de área 2.474 metros de rota e contempla 21 órgãos do município. A prefeitura possui em sua unidade equipamentos como, hacker, suítes, entre outros. São recursos de comunicação que estão parados a mais de 3 anos, e nunca foram utilizados.  A rede está inativa devido a quatro rompimentos em pontos distintos.  Em alguns lugares da cidade podem-se ver partes de fibra ótica exposta próxima às ruas, praça e etc. Com isso os órgãos locais contam com serviços terceirizados de internet, precário e deficiente, que não supri as necessidades das demandas.

De acordo com o vice-prefeito, Elindomar Soares “estamos fazendo um levantamento em relação aos serviços prestados para sairmos desse gargalho de internet. Porque, hoje, tudo precisa de internet. Nós precisamos nos deslocar para nossas casas para podermos nos comunicar e trabalhar. O sistema precisar de internet para rodar” explica Elindomar.

O grande diferencial em relação à situação dos outros municípios será o custo quase zero para a prefeitura da Serra. De acordo com o diretor presidente do Prodap, Lutiano Silva “a intenção é oportunizar esses recursos tecnológicos do governo. Vamos mapear e identificar os meios de serviços utilizados nos órgãos, centralizar e conectar todos a uma rede do estado. Vamos fazer de maneira que torne essa conta mais barato” explica Lutiano.

Após a assinatura do termo de cooperação técnica, o Prodap será responsável pela manutenção e fará o gerenciamento juntamente com a PMS.

O Plano de Visita faz parte de uma parceria entre o governo e as prefeituras que, visa observar os principais problemas tecnológicos, que dificultam o progresso para a execução e divulgação de ações, programas e projetos dentro da gestão de cada município.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Equipe do Prodap e da Prefeitura de Serra do Navio

Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2637 - cotec@prodap.ap.gov.br
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International