terça, 10 de outubro de 2017 - 14:26h
Prodap capacita professores do Candido Portinari
Os professores capacitados multiplicarão os conhecimentos através dos cursos do MedioTec para os alunos que frequentam a instituição
Por: Sidney Cardoso, Célio Conrado e Alexia Bittencourt
Foto: Sidney Cardoso
Último dia de aula dos professores do Cândido Portinari nos cursos de edição de vídeo e fotografia, Prodap.

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) encerrou na ultima sexta-feira, 6, os cursos de edição de vídeo e fotografia, realizado para os educadores do Centro de Educação Profissional e Artes Candido Portinari (CEPAV). A iniciativa foi mais uma ação do Programa Cidadão Digital.

A oficina de pós-produção possibilitou aos alunos adquirirem conhecimentos básicos de edição de vídeo. De acordo com analista de tecnologia, Ronaldo Miranda, na capacitação foi utilizado o software ShotCut 10.2.1 (software livre), e foram repassados informações de formatos, frame rate, time line, transições, cortes, filtros, correção de cor e áudio, até finalização e exportação. 

Na segunda etapa, foi ministrado o curso de fotografia, pelo fotografo Pedro Moutinho. Inicialmente, foram apresentados conteúdos teóricos sobre os princípios fotográficos, e posteriormente, os alunos iniciaram seus primeiros cliques fotografando lugares internos e nas proximidades do prédio do Prodap, colocando em prática os conhecimentos e técnicas de composição fotográfica aprendidos na oficina.

Para a professora de artes (CEPAV), Walkiria Monteiro, a partir do momento em que a escola se tornou um centro profissional, a instituição está implantando também cursos de mídias digitais através do programa do governo MedioTec.

“Esse processo de capacitação de formação continuada é muito importante, porque a educação é sempre uma evolução e um desenvolvimento, e para isso precisamos está sempre nos atualizando. E esse curso ofertado pelo Prodap é um momento muito importante, onde vamos adquirir novos conhecimentos e vamos está compartilhando com os alunos e com a comunidade”, expressa a professora Walkiria Monteiro.

Para o professor de ilustração e artes gráficas (CEPAV), Jean Leitão, trabalhar com a produção de vídeo é um fator primordial para articular determinadas ações dentro do centro de artes.

“A nossa participação nesse treinamento é com o intuito de multiplicar esse conhecimento para que possamos aplicar cursos para a comunidade local. E nos como facilitadores nesse processo viermos buscar, através de uma boa parceria, essa capacitação no Prodap”, explica o professor Jean Leitão.

Assista as entrevista, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=gX6ekbS3tTI&t=71s

VÍDEOS RELACIONADOS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2637 - cotec@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2017 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá