Religiões de matriz africana preparam festa para Iemanjá no Rio Amazonas

Foi um sucesso o Festival de Iemanjá que ocorreu na Orla de Macapá, às margens do Rio Amazonas, nesta quinta-feira, 2. Muita gente vestida de branco levou flores, em respeito à rainha do mar, mesmo sendo de outras religiões.

Realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Afrodescendentes (Seafro) e Federação dos Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô (Fecaromina), o evento serviu para promover o fortalecimento do combate à intolerância religiosa.

“Não dá pra falar de matriz africana, sem falar do preconceito com a capoeira, marabaixo, candomblé. Temos que mostrar para a sociedade, que somos pessoas de bem e merecemos respeito”, enfatizou a titular da Seafro, Núbia Souza.

A saudação perante à imagem da rainha do mar foi com o rufar dos tambores e fogos de artifícios. Na água, diversas oferendas e banho de cheiro, tudo de acordo com a maré. A concentração de sacerdotes entre praticantes, simpatizantes e autoridades foi em frente ao Trapiche Eliezer Levy. Movimentos culturais como marabaixo, capoeira e grupo de hip hop estiveram presentes.


Por: Bianca Castro - 03/02/2017 - 08:25
Fonte : Rádio Difusora de Macapá