Intercambistas trocam experiências sobre o programa apoiado pelo Governo do Amapá

Os quatro jovens que participaram do Programa Global Citizens of Tomorrow, no ano de 2016, estiveram reunidos neste final de semana com os quatro alunos selecionados este ano. O intercâmbio com os Estados Unidos acontece devido a uma parceria entre o Governo do Estado do Amapá, a empresa British Petroleum (BP) e a AFS Intercultura Brasil. Este ano 46 jovens amapaenses concorreram às bolsas.

O encontro teve como objetivo fazer uma troca de experiências entre os estudantes e seus familiares. Foram debatidas questões sobre os desafios encontrados nas primeiras semanas, comportamento entre outros assuntos.

Em 2016 os estudantes selecionados foram Záiton Cutrim, 17 anos, estudante da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande; Danielle Oliveira, 16 anos, Vitória Gaia, 17anos, e Thiago Rodrigues, 17 anos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap/Macapá).

Para Záiton, a experiência vivida no intercâmbio foi de aprendizado, realizações e superação. “É impossível descrever o quão feliz e grato eu sou por todas as experiências que tive. Passei por momentos difíceis sentindo saudades de casa, mas o apoio de meus pais hospedeiros sempre me ajudou a superar isso”, relata o estudante.

Este ano os quatro finalistas são do Ifap: Anthony Basílio Dalmácio Cordeiro, 18 anos, Elaíni Miranda Souza, 18 anos, e Mateus Pimentel Carvalho, 17 anos, do campus Macapá, e Mayllon Andrei da Silva Farias, 17 anos, do campus Laranjal do Jari.

O jovem Mateus Pimentel está ansioso pela viagem e acredita que essa oportunidade será engrandecedora para seu currículo. “Acredito que a oportunidade de conhecer uma nova cultura e trocar experiências vivendo em um local totalmente diferente do Brasil, vai me possibilitar aprender muito mais coisas”, afirma o jovem.

Para Anthony Basílio a expectativa também é crescente, faltando aproximadamente um mês para a viagem. “Estou buscando conhecer ainda mais sobre o Amapá e sobre o Brasil, para poder passar tudo o que puder sobre o local onde vivo durante o intercâmbio”, ressalta o estudante.

Durante esta semana os jovens viajam para Brasília para dar início ao processo de visto para os Estados Unidos, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação. A viagem deve acontecer nos meses de agosto e setembro. O AFS este ano deve enviar 50 jovens do Brasil para o programa de intercâmbio.

 
 

Por: Thiago Soeiro - 14/07/2017 - 10:57
Fonte : Secretaria de Estado da Educação