CONTA DE LUZ TERÁ BANDEIRA AMARELA EM SETEMBRO

Com a melhora das condições metereológicas, o custo de geração da energia elétrica vai ficar mais barato

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de setembro será amarela. A cor da bandeira tarifária indica o custo real da produção de energia elétrica no País, sendo um indicador que estimula o consumo consciente.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam com capacidade reduzida, sendo necessário acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no País.

As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Não existe, portanto, um novo custo, e sim um sinal de preço que demonstra para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, incentivando os consumidores o uso consciente da energia elétrica. Com as bandeiras tarifárias, as pessoas podem controlar melhor seu consumo, adotar medidas de economia e usar a energia elétrica sem desperdício.


Por: Sem Autor - 30/08/2017 - 12:18
Fonte : Companhia de Eletricidade do Amapá