O Projeto Cidadão Digital traz para a população do Amapá
treinamentos gratuitos voltados para o Audiovisual e Inclusão Digital.
O Projeto CIDADÃO DIGITAL está inserido no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC do Centro de
Gestão da Tecnologia da Informação – PRODAP dentro do Plano de Governo do Estado do Amapá que visa atender ao Povo do nosso Estado.
Esse público recebe acesso a informações sobre cultura diversificada e é capacitado em ferramentas de informática para impulsionar seu crescimento pessoal e profissional, alinhado às tendências do mercado de trabalho e da cultura global.
O Projeto Cidadão Digital busca ampliar o conhecimento dos participantes por meio da tecnologia digital, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado do Amapá, atendendo às demandas do mercado de trabalho e à Política de Desenvolvimento do Estado do Amapá. Isso envolve a utilização de recursos de mídias digitais para aprimorar o aprendizado e aplicação do conhecimento, visando a adaptação às mudanças na formação intelectual e no modo de trabalho.
O profissional de mídias digitais possui conhecimentos e habilidades em diversas áreas para criar, implementar e gerenciar recursos como imagens, sons e animações interativas. Essa capacidade possibilita trabalhar com textos, imagens, sons e animações em meios eletrônicos, como empresas de comunicação, propaganda, animação, produção audiovisual, cinema, TV e portais de informação.
Voltar ao topo
O PRODAP, através de pesquisas com o mercado profissional, compôs os planos de curso de maneira a privilegiar a empregabilidade do cidadão atendido pelo projeto, criando com esta metodologia, uma certificação nova e com reconhecimento a ser estabelecido juntamente com a gestão das organizações parceiras.
O Programa CIDADÃO DIGITAL visa a capacitação diferenciada de pessoas residentes no Estado do Amapá em programas de tratamento de mídias profissionais visando a criação de arquivos em diferentes resoluções e formatos para os mais diferenciados usos.
Como boa parte das iniciativas voltadas à inclusão digital foca no uso operacional padrão de escritório (sistema operacional e aplicativo de automação de escritório), desta forma, seria necessária uma iniciativa que pudesse captar esta pessoa já iniciada em informática e ampliar seu conhecimento e sua empregabilidade.
A partir de 2022, estreamos um programa de inclusão digital através da informática básica para pessoas com mais de 60 anos, pois se identificou a necessidade deste público específico a conhecer princípios fundamentais da informática e como utilizar computadores pessoais e smartphones de uma forma segura.
O programa conta com as seguintes capacitações:
Cada curso contará com uma carga horária própria que atende ao que é colocado no conteúdo programático do curso.
Para atender pessoas que residam em outros municípios do Estado, foi criado o Cidadão Digital Intinerante, em que o corpo técnico e parte dos recursos tecnológicos viajam para a região para que mais cidadãos sejam atendidos pelo programa.
Pensando em ampliar o nosso programa, foi lançado o Cidadão Digital nas Escolas para que os estudantes possam ter acesso aos diversos cursos voltados para o Audiovisual, contará com uma importantíssima parceria com o SESI que dará suporte com sua infraestrutura de laboratórios.
Voltar ao topoCoordenadoria de Tecnologia / PRODAP