quarta, 02 de junho de 2021 - 17:29h
Sistema de Gestão ultrapassa 900 mil documentos tramitados e Governo do Amapá estima economia de R$ 17 milhões
Aumentou também o número de instituições no Amapá que aderiram ao sistema. A ferramenta auxilia na continuidade dos serviços mesmo em período de pandemia.
Por: Sidney Cardoso
Foto: Sidney Cardoso
O Prodoc foi criado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em 2017. A média é de 2380 processos tramitados por dia.

O Sistema de Gestão de Documentos (Prodoc), que permite a produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital, completou cinco anos de uso pelo Governo do Estado do Amapá e alcançou a marca de 908.909 documentos e processos cadastrados, impactando diretamente na administração pública.

O Prodoc foi criado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em 2017. E aumentou de 20 para 66 o número de instituições no Amapá que aderiram ao sistema, entre eles, órgãos públicos, autarquias e conselhos do Estado. A ferramenta auxilia na continuidade dos serviços mesmo em período de pandemia. Até o momento, são 9.051 usuários cadastrados. A média é de 2.380 processos tramitados por dia.

Com base em dados de sustentabilidade do portal QualiSign, a utilização do sistema Prodoc fez o Governo do Amapá preservar aproximadamente 599 árvores, economiza 149.940 kwm de energia e 1.499.400 de litros de água, entre janeiro de 2020 a abril de 2021. E a estimativa é gerar uma economia anual de mais de R$ 17 milhões em uso de papel.

No ano de 2021, o Prodoc ganhou também novas funcionalidades, como por exemplo, a opção de assinatura eletrônica nos anexos de documentos, despachos e processos. Outra mudança foi às diversas requisições que eram feitas de maneira física, e agora, passaram a ser realizadas de forma digital. Além da padronização de documentos que foi feita baseada no manual da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

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Estágio Probatório nº 741-2014/SEAD Baixar
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