quarta, 03 de maio de 2017 - 11:22h
Prodap marca participação no II Seminário Amapaense de Audiovisual
Foram realizadas oficinas voltadas para a produção cinematográfica para o fortalecimento do audiovisual do Amapá
Participantes do curso da oficina de audiovisual

II Seminário Amapaense de Audiovisual “Políticas Públicas e Mercado” contou com a parceria e realização da equipe do Prodap. O evento ocorreu nos dias 25 a 28 de Abril, na Biblioteca Pública Prof ª Elcy Lacerda em Macapá, com objetivo de dialogar e estabelecer uma nova etapa na profissionalização do audiovisual no Amapá, através de debates, palestras, oficinas e exibição de cinema. O seminário contou com convidados da área do audiovisual como, Toninho Duarte, Kleber Luis, Ana Vidigal, Thomé Azevedo e Guilherme Fiuza.

O PRODAP através da equipe do Projeto Cidadão Digital realizou oficinas voltadas para produções cinematográficas. Oficina de audiovisual - pré-produção, ministrada pelo Coordenador de Tecnologia, Márcio Brasil, oficina de produção cinematográfica/ fotográfica e pós-produção, ministrada pelos Analistas de Tecnologia da Informação, Pedro Moutinho e Ronaldo Moura Palha respectivamente.

Durante a oficina de pré-produção foram apresentados conceitos e preparativos para produção cinematográfica tais como: argumento, roteiro, maquinaria e entre outros processos que antecipam a elaboração do produto final (montagem e edição). Para Márcio Brasil, é imprescindível para identidade de um local, discutir de forma ampla e aberta para se propor um meio sustentável para toda a cadeia produtiva de um produto da cultura regional.

“O desenvolvimento deste tipo de evento é fantástico e atingiu o seu objetivo. O Conselho de Cultura do Amapá ao elevar a participação do PRODAP de apoio para realizador do evento deixou claro a importância e o fruto da atuação das capacitações do projeto "Cidadão Digital", destacou Brasil.

Na oficina de produção cinematográfica/fotografia foi debatido o trabalho e a função de um diretor de fotografia na produção cinematográfica, a apresentação de tipos de enquadramento e composições usadas em filmes.

De acordo o Pedro Moutinho as técnicas coladas em práticas com os participantes foi um momento que uniu o conhecimento com a descontração, foi muito interessante, e o feedback dos alunos foi bastante positivo. O evento serviu para fortalecer as políticas de cultura do Amapá.

Na ocasião ocorreu o lançamento do Edital de Pauta, ferramenta que materializar projetos da área do audiovisual utilizado pelo Governo do Estado, Prefeitura e outras entidades com o intuito de ajudar no fomento da produção audiovisual do Amapá, desenvolvido em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). E, também a apresentação e aprovação do Texto-Base do Plano Setorial de Audiovisual (PSA) por meio de sessão ordinária do Conselho Estadual de Cultural do Amapá, Conselheiro de Cultura Uliclelson Luis.

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO