quarta, 03 de maio de 2017 - 11:22h
Prodap marca participação no II Seminário Amapaense de Audiovisual
Foram realizadas oficinas voltadas para a produção cinematográfica para o fortalecimento do audiovisual do Amapá
Por: Sidney Cardoso
Foto: Sidney Cardoso
Participantes do curso da oficina de audiovisual

II Seminário Amapaense de Audiovisual “Políticas Públicas e Mercado” contou com a parceria e realização da equipe do Prodap. O evento ocorreu nos dias 25 a 28 de Abril, na Biblioteca Pública Prof ª Elcy Lacerda em Macapá, com objetivo de dialogar e estabelecer uma nova etapa na profissionalização do audiovisual no Amapá, através de debates, palestras, oficinas e exibição de cinema. O seminário contou com convidados da área do audiovisual como, Toninho Duarte, Kleber Luis, Ana Vidigal, Thomé Azevedo e Guilherme Fiuza.

O PRODAP através da equipe do Projeto Cidadão Digital realizou oficinas voltadas para produções cinematográficas. Oficina de audiovisual - pré-produção, ministrada pelo Coordenador de Tecnologia, Márcio Brasil, oficina de produção cinematográfica/ fotográfica e pós-produção, ministrada pelos Analistas de Tecnologia da Informação, Pedro Moutinho e Ronaldo Moura Palha respectivamente.

Durante a oficina de pré-produção foram apresentados conceitos e preparativos para produção cinematográfica tais como: argumento, roteiro, maquinaria e entre outros processos que antecipam a elaboração do produto final (montagem e edição). Para Márcio Brasil, é imprescindível para identidade de um local, discutir de forma ampla e aberta para se propor um meio sustentável para toda a cadeia produtiva de um produto da cultura regional.

“O desenvolvimento deste tipo de evento é fantástico e atingiu o seu objetivo. O Conselho de Cultura do Amapá ao elevar a participação do PRODAP de apoio para realizador do evento deixou claro a importância e o fruto da atuação das capacitações do projeto "Cidadão Digital", destacou Brasil.

Na oficina de produção cinematográfica/fotografia foi debatido o trabalho e a função de um diretor de fotografia na produção cinematográfica, a apresentação de tipos de enquadramento e composições usadas em filmes.

De acordo o Pedro Moutinho as técnicas coladas em práticas com os participantes foi um momento que uniu o conhecimento com a descontração, foi muito interessante, e o feedback dos alunos foi bastante positivo. O evento serviu para fortalecer as políticas de cultura do Amapá.

Na ocasião ocorreu o lançamento do Edital de Pauta, ferramenta que materializar projetos da área do audiovisual utilizado pelo Governo do Estado, Prefeitura e outras entidades com o intuito de ajudar no fomento da produção audiovisual do Amapá, desenvolvido em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). E, também a apresentação e aprovação do Texto-Base do Plano Setorial de Audiovisual (PSA) por meio de sessão ordinária do Conselho Estadual de Cultural do Amapá, Conselheiro de Cultura Uliclelson Luis.

ANEXOS
NOME DO ARQUIVO
Estatuto da Juventude Baixar
IMAGENS RELACIONADAS
  • Oficina de Fotografia
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá