quarta, 07 de março de 2018 - 18:02h
Governo cria Sistema de Identificação para guardas municipais de Laranjal do Jari
Apoio tecnológico faz parte do Regime de Colaboração entre Governo do Estado e prefeituras para fortalecer políticas públicas ao cidadão.
Por: Andreza Teixeira
Diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, em reunião com guardas municipais de Laranjal do Jari, para implantação do sistema

Os guardas municipais da Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, terão acesso ao Sistema de Identificação Funcional (SIF), uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Gestão da Tecnologia do Amapá (Prodap), que possibilita a emissão da carteira funcional, documento obrigatório, válido em território nacional e que identifica o profissional da corporação em exercício de sua função.

Em 2017, o SIF foi disponibilizado à Guarda Municipal de Macapá. O analista de sistemas do Prodap, Roni Quizione, explica que o documento tem como base o Sistema de Identificação Civil (SIC) em uso nas redes do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil). Ele ressalta que, com a ferramenta, também será possível coletar as informações dos servidores da Guarda Municipal de Santana, o que facilitará a alimentação do banco de dados da instituição.

O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, frisou que o objetivo, agora, é estender o sistema a outros municípios amapaenses. “Ainda neste semestre pretendemos atender Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio”.

A medida de apoio tecnológico é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari e ocorre após o lançamento do Colabora Amapá, projeto que visa estreitar ações conjuntas entre o Estado e os municípios para melhorar a qualidade do atendimento à população.

O projeto contempla diversos eixos, entre eles, a Inovação Tecnológica com o objetivo de reforçar os investimentos em informatização no interior amapaense, uma vez que o Prodap já vem apoiando as prefeituras com a informatização de alguns sistemas. Agora, disponibilizará as tecnologias que possui, intensificando um trabalho que o governo estadual implementa, desde 2015, através de medidas como a criação de portais institucionais nas cidades Tartarugalzinho, Amapá, Santana, Oiapoque, Ferreira Gomes e Mazagão.