sexta, 15 de junho de 2018 - 11:32h
Procon-AP: Novo site voltado ao consumidor está no ar
No Portal do Procon-AP o cidadão poderá encontrar todas as informações relacionados a defesa do consumidor, além de informações institucionais e educativas
Foto: Prodap
Procon-AP ganha novo site no mês de aniversário. O Portal foi desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - Prodap, em Macapá.

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) lançaram nesta terça-feira (13), no mês de aniversário do instituto, o primeiro Portal do Procon-AP. A nova ferramenta facilita o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor, além de informações institucionais e educativas, agora disponíveis também na internet, através do endereço eletrônico procon.ap.gov.br .

O site do Procon-AP começou a ser desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação – Prodap a cerca de dois meses, através da equipe da coordenadoria de tecnologia – Cotec. O Portal foi criado com base nas necessidades do instituto em fornecer informações aos consumidores e fornecedores. Entre as funcionalidades do site estão dados legais de direito do consumidor como recomendações, manuais, instruções normativas e editais, além das portarias, medidas provisórias, leis e decretos.

Além disso, o Portal divulga informações institucionais e educativas. Na página principal do site há o ambiente de notícias e eventos, que mostram os trabalhos que estão sendo realizados pelo Procon-AP como, por exemplo, a ação de fiscalização nos postos de combustível, em Macapá. O ambiente virtual divulga também projetos e ações desenvolvidos pela instituição como campanhas educativas através de cartilhas de orientação ao consumidor e de boas práticas.

Segundo o coordenador de tecnologia do Prodap, Márcio Brasil, o site tem estrutura para orientar a população, no qual o cidadão pode ter essas orientações sem precisar sair de casa, podendo acessar do computador, celular, tablet ou qualquer outro meio digital com acesso a internet. Ainda de acordo com ele, “todo órgão que gera serviço para a população tem que disponibilizar informação. E por sua abrangência, o Procon não poderia ser diferente”, destaca o coordenador.

O diretor presidente do Procon-AP, Eliton Franco, explicou que o Instituto havia sido notificado pelo Ministério da Justiça sobre a necessidade de o órgão ter um site, devido ser prestador de serviço à população, tanto ao consumidor quanto ao fornecedor. De acordo com ele, os fornecedores reclamavam que não tinham acesso as legislações para fazer suas defesas. Além disso, “o cidadão precisa ter acesso a esses instrumentos, as companhas e resultados de trabalhos realizados pela instituição. Precisamos dá publicidade as ações do Procon”, destaca Eliton Franco.

Reestruturação tecnológica no Procon-AP

Segundo Eliton Franco, o Prodap tem sido um grande parceiro do Instituto. Ele explicou que o Portal do Procon-AP já é resultado de uma segunda ação nessa parceria entre os órgãos. Anteriormente, o Instituto não tinha estrutura tecnológica para fazer a mudança para a nova versão do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SINDEC, usado para registrar informações de processos na defesa do consumidor, além da dificuldade de atendimento no balcão no prédio da instituição, principalmente, quando o consumidor ia em busca de solução das demandas junto aos fornecedores.

Com isso, o Prodap ajudou na mudança do SINDEC disponibilizando toda a sua estrutura tecnológica de serviço com a interligação de fibra ótica na rede lógica no prédio do Procon-AP, além de armazenar os dados em seus servidores. “Hoje, temos nosso site pronto, além das melhorias no instituto com ajuda do órgão de tecnologia do governo. Isso é resultado dessa parceria. Eu só tenho a agradecer ao Prodap que sempre esteve à disposição“, agradece o presidente do Procon-AP, Eliton Franco.

2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International