segunda, 18 de dezembro de 2017 - 17:37h
PRODAP paralisa sistemas para reorganizar infraestrutura
Com a nova organização computacional será possível prevê possíveis problemas evitando a paralisação de sistemas
Por: Sidney Cardoso
Foto: Prodap
Com a nova organização haverá uma facilidade na visualização e mapeamento.

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) realizou neste sábado, 16, paralisação dos sistemas utilizados pelas secretarias e órgãos do estado. Com o objetivo de fazer manutenção preventiva e corretiva da infraestrutura de equipamentos visando à melhoria computacional.

A manutenção foi feita devido à necessidade de reorganizar o setor de equipamentos, Data Center, ambiente de armazenamento de dados. Nesse local a estrutura física e lógica era desorganizada. Com isso, foi feito a troca de cabeamento dos servidores, verificado conexões, configuração lógica de switch, identificação de portas e patch panel, entre outros.

Segundo o coordenador de Produção, Danilo Vaz, após a manutenção o percentual de probabilidade de falha por interconexão de rede é quase nulo. De acordo com ele, os cuidados foram feitos seguindo todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. E afirma que, “isso vai da uma qualidade nos serviços que são ofertados ao cliente”.

A instituição tem sua infraestrutura em operação 24/7. De acordo com o diretor presidente do Prodap, Lutiano Silva é preciso realizar o serviço de manutenção pensando no cliente e no usuário. “O trabalho deve ser feito de modo minucioso e planejado para não afetar tanto a ponta”, explica.

Os sistemas e processos de comunicações do governo do Amapá são geridos pelo centro. E quando todos esses sistemas ficam fora do ar por uma hora ou um dia impactam, diretamente, nas áreas da saúde, educação, segurança pública, e todos os órgãos e secretarias que dependem dos mesmos.

Benefícios para o PRODAP

Com a nova organização haverá uma facilidade na visualização e mapeamento simplificado para identificar problemas na estrutura de equipamentos. De acordo com Lutiano Silva, anteriormente não tinha como realizar um diagnóstico prévio de determinada problemática e a sua identificação era feita de forma empírica.

Danillo Vaz, disse que o órgão cresceu mais de dez vezes conforme relatórios e estatísticas. E que o crescimento foi em processamento, armazenamento e tráfego. De acordo com ele, outra conquista foi à parte da documentação que foi realiza nessa reestruturação. “Estou há mais de sete anos nesse órgão e nunca tinha visto isso. Hoje, temos nosso Data Center reestruturado e com sua documentação de rede”, declara.

Benefícios para o Governo do Amapá

Com a reorganização da estrutura computacional será possível um maior desempenho, prevenção, acesso e segurança dos sistemas utilizados pelas secretarias e órgãos do estado. “Com um ambiente mais organizado temos a possibilidade de uma gestão mais preventiva para tomadas de decisões”, afirma Lutiano Silva.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Antes da manutenção
  • Depois da manutenção
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá