segunda, 21 de setembro de 2020 - 12:51h
Amapá está entre os 7 estados com melhor oferta de serviços digitais
Segundo a pesquisa da ABEP-TIC, o Amapá avançou em oferta, capacidade e modernização no desenvolvimento de governo digital.
Por: Sidney Marques Cardoso
Estado trabalha desde 2015 no desenvolvimento de ferramentas digitais para o cidadão.

O trabalho realizado pelo Governo do Estado do Amapá, através do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), e órgãos estaduais na oferta de serviços públicos digitais foi reconhecido na Pesquisa sobre Governo Digital 2020, publicada pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de TIC (Abep-Tic). O Amapá agora está em 7º lugar no ranking geral, no Índice de Oferta de Serviços Digitais, sendo o Estado mais digital da região norte.

“Desde 2015, a gente vem trabalhando essa agenda digital de digitalizar os serviços públicos do Governo do Amapá. Estar em 7º no ranking nacional, mesmo o Amapá sendo um Estado pequeno e ‘jovem’, é um grande sucesso. Isso mostra a prioridade de governo para essa pauta. E a gente fica muito feliz em ver que estamos no caminho certo”, expressou o diretor presidente da Abep-Tic e do Prodap, Lutiano Silva.

O Índice de Oferta de Serviços Digitais foi desenvolvido pela Abep-Tic, e lançado este ano, com o objetivo de compor indicadores para um dos pilares de avaliação do ranking de competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com o suporte do GTD.GOV – Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF, iniciativa da Abep-Tic em parceria com o Consad (Conselho Nacional dos Secretários de Administração) e apoio da BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A primeira pesquisa foi realizada em março de 2020.

O processo de avaliação da pesquisa é composto por três dimensões, e, um dos critérios é se o Estado possui os 10 serviços públicos mais consumidos pelo cidadão, e o Amapá tem grande parte deles, como por exemplo, o Portal Oficial para acesso aos serviços públicos, matrícula escolar, boletim de ocorrência, login único, entre outros. Nas dimensões, o Amapá ficou em 3º no quesito “oferta de serviços digitais”. Em 6º no quesito “capacidades para oferta digital de serviços público”. E, em 14º no quesito “regulamentação sobre modernização para oferta de serviços públicos”. No ranking geral ficou em 7º lugar, entre os Estados.

Estratégia de Governo Digital

Desde 2015, o Governo do Amapá trabalha no processo de digitalização dos serviços públicos do Estado. Em 2018, foi iniciado uma Estratégia de Governo Digital para implantar novas medidas tecnológicas para o serviço público, como por exemplo, no início deste ano, foi criado o Portal de Serviços do Amapá, que reúne mais de 200 que podem ser consumidos de forma online ou realizar o agendamento online para atendimento presencial.

E em 2020, o Governo do Estado lançará o decreto do plano EGD – Estratégia de Governo Digital do Amapá, que estabelece a meta de digitalizar 100% dos principais serviços públicos até o final de 2022. A estimativa é gerar grande economia aos cofres públicos, como por exemplo, o governo já economizou quase 9 milhões com impressões e compra de papel, entre 2018 a 2019, a partir do uso do Sistema de Gestão de Documentos (Prodoc) nos serviços públicos.

Confira o resultado da pesquisa na íntegra em https://www.jornaldaabep.com.br/indice-de-oferta-de-servicos

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