quinta, 22 de março de 2018 - 11:01h
Prodap apresenta tecnologia inovadora para gestão na área da saúde em Vitória do Jari
O novo sistema facilitará à gestão e atendimento a população nas unidades do município
Foto: Divulgação
Equipe técnica do Prodap na visita as unidades de saúde em Vitória do Jari, recebidos pelo prefeito Dielson Souza e secretários do município

Na última quinta-feira (15) a equipe técnica do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) acompanha pelo presidente Lutiano Silva visitaram o Hospital Estadual, a Secretaria de Saúde Municipal e a Prefeitura do município de Vitória de Jari, com o objetivo de apresentar o Sistema de Gestão Estadual de Saúde (Siges), módulos Farmácia e Prontuário Eletrônico, plataformas que visam auxiliar no controle de medicamentos e gerenciamento da entrada de pacientes, diminuindo o tempo de espera nas unidades de saúde.

A equipe do Prodap foi recebida pelo prefeito de Vitória do Jari, Dielson Souza, pela diretora do Hospital Estadual, Elisabete de Lima, e pela coordenadora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Sacramento.

A coordenadora Solange Sacramento explicou que o Siges é um sistema muito interessante por não ser muito complexo. Ela destacou que as duas ferramentas vão ajudar tanto os usuários quanto os profissionais. “Nós gostamos muito dos sistemas, ambos são eficazes para a saúde. Ajudarão no gerenciamento e administração tanto dos medicamentos quanto dos prontuários dos pacientes, além da economia para o município”, expressa.

A implantação do Siges no município de Vitória do Jari será efetuada pela equipe do Prodap logo após o processo de organização das unidades de saúde que realizarão processo de estruturação com aquisição de computadores e internet. “Com o Siges será possível à gestão ter um controle mais efetivo e reduzir custos, além de adquirir maior poder de compra e dispensação de medicamentos ao paciente”, explica o analista de sistemas, Hugo Miranda.

Os benefícios são resultados do termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado (GEA) com as prefeituras, através das ações do Programa Colabora Amapá, que busca consolidar o Regime de Colaboração fortalecendo políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população. O GEA informou que a iniciativa já resultou na economia de cerca de R$ 18 milhões aos cofres estaduais.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Equipe do Prodap com a coordenadora Solange Sacramento e servidores na Secretaria Municipal de Saúde em Vitória do Jari
  • Equipe do Prodap com a diretora do Hospital Estadual, Elisabete de Lima e servidores em Vitória do Jari
  • Equipe do Prodap com a coordenadora Solange Sacramento e servidores na Secretaria Municipal de Saúde Vitória do Jari