terça, 26 de março de 2019 - 11:22h
Governo lança aplicativo para receber denúncias de foco do mosquito Aedes Aegypti no AP
Usuários podem mandar fotos, localização de focos do mosquito e até receber orientações educativas. App foi lançado na sexta-feira (22) e já está disponível em loja virtual
Por: Sidney Cardoso
Foto: Sidney Cardoso
As informações fornecidas no app 'Caça ao Mosquito' serão analisadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS.

O aplicativo ‘Caça ao Mosquito’ deve ajudar a população do Amapá a denunciar locais onde existem focos do mosquito Aedes Aegypti no Estado. O app foi lançado na sexta-feira (22) pelo Governo do Estado do Amapá através do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e apoio da Secretaria de Comunicação do Amapá (Secom) e está disponível para download para os smartphones que usam o sistema operacional Android. Quem usa o IOS a versão estará disponível até o dia 30 de março.

De acordo com o desenvolvedor do Prodap, Amon Santos, os usuários podem encaminhar fotos de locais onde há focos do Aedes, seguidos da localização e também do contato telefônico e e-mail do denunciante. As informações fornecidas serão analisadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS. Além de denúncias, o aplicativo também possui dicas e informações educativas que mostram cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.

O presidente do Prodap, Lutiano Silva explicou que esse aplicativo permitirá a participação da população no combate ao mosquito, fazendo uma identificação mais rápida de possíveis focos. “Nós estamos buscando desenvolver tecnologias para melhorar a relação Governo e cidadão”, afirmou Silva.

O aplicativo 'Caça ao Moquisto' é uma reformulação do app anterior 'Detona Aedes', antes também desenvolvido pelo Governo, porém agora em sua nova versão mais moderno e com novas funcionalidades. "Deixamos o Caça ao Mosquito mais leve e com tom lúdico, além de uma identidade visual mais moderna para atrair, principalmente, os jovens que tem mais contato com a internet, explicou o presidente do Prodap Lutiano Silva. 

Como funciona o app?

No aplicativo ‘Caça ao Mosquito’ o usuário encontrará no menu: o botão ‘Foco’ que é a parte de denúncias para registro com foto, localização e informações para contato; o botão ‘Sintomas’ que possui informações sobre doenças como dengue, zika e chikungunya; o botão ‘Serviços’ que mostra locais onde as pessoas podem buscar auxílio, como nas unidades básicas de saúde –UBS; e o botão ‘Cuidados’ que oferece um joguinho educativo com ações de prevenção ao foco do mosquito.

Link para download do aplicativo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ap.prodap.dengueapp

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - (96) 3131-2608 - ouvidoria@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá