segunda, 08 de agosto de 2016 - 17:43h
Acadêmicos conhecem demandas do mercado governamental amapaense
Prodap apresenta sistemas implantados no governo e a importância para a sociedade
Por: Anne Santos
Foto: Prodap
Explicações e demonstrações dos sistemas utilizados pelo governo do Estado foram repassadas aos acadêmicos

O mercado governamental e os sistemas tecnológicos implantados no Amapá serão mostrados nesta segunda-feira, 8, em uma exposição na faculdade Estácio Macapá, durante a volta às aulas dos acadêmicos. O espaço foi montado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

Pela manhã, técnicos do Prodap apresentaram o funcionamento e a missão do órgão. Explicações e demonstrações dos sistemas utilizados atualmente no Governo do Estado, como o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), fazem parte da programação que continuará no período noturno.

O diretor-presidente do Prodap, Lutiano Costa, explicou que inciativas como essa são importantes para apresentar, aos futuros profissionais de Tecnologia da Informação, o que o mercado governamental procura.  “Trabalhamos com terceirização e durante a busca por esses sistemas percebemos a carência do mercado local para atender o perfil que procuramos”, afirmou.

Por esse motivo, o Prodap além do trabalho desempenhado no governo, está atuando diretamente na academia. A ideia é mostrar aos estudantes dos cursos de tecnologias quais áreas demandam mais profissionais e serviços. O trabalho de apresentação na academia será realizado em outras instituições de ensinos.

Mesmo tendo como público-alvo os acadêmicos dos cursos de Sistema de Informação e Tecnologia de Redes de Computadores, o espaço chamou atenção de acadêmicos de outros cursos. Um deles foi o Marcos Vinicius Ferreira, do curso de Direito. “Vi o espaço e achei interessante. Conheci o Prodap Digital, onde são ofertados cursos gratuitos. Me interessei pelo de fotografia e na próxima turma vou me inscrever”, afirmou. 

O Prodap Digital é um programa que busca aproximar a sociedade do órgão ofertando cursos nas áreas de fotografia, vídeo e edição. Lutiano destaca que em um ano e meio foi possível integrar o centro com o governo e sociedade, apresentando mais resultados para a população. “Estamos desenvolvendo tecnologias para a saúde, educação e segurança. Além disso, mostrando para a sociedade como a tecnologia pode melhorar o serviço de cada setor”, informou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, nº 290 - Cep: 68900-110, Macapá - AP - Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá