Coordenadoria técnica de extensão rural reúne com regionais do RURAP para planejamento de atividades.

A Coordenadoria de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rurap – CATER e seus gerentes regionais reuniram-se nesta quarta-feira, (31/01) para nivelamento e continuidades das atividades prevista para este ano, principalmente as relacionadas aos programas que o RURAP já vem executando, como o Programa de Produção Integrada – PPI e o programa de Aquisição de Alimentos – PAA e demais ações de assistência técnica e extensão rural das suas sedes locais. A reunião ocorreu na sede central do Rurap e as orientações e demandas serão estendidas aos chefe dos escritórios locais de seus respectivos municípios no estado.

Sobre o Programa de Produção Integrada – PPI, entidades já foram selecionadas e habilitadas para executar as atividades e o preparo de áreas através de sistemas mecanizados já estão sendo implantados e tendo o acompanhamento e orientações por técnicos do Rurap.

Para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já aprovou o orçamento de R$ 4 milhões para o Governo do Amapá executar o Programa em 2018 e Rurap já começou a se organizar com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) para a realização de chamada pública que será realizada em breve e repassar as orientações aos técnicos que irão conduzir as atividades.

Também de caráter trimestral, as reuniões continuarão ser promovidas com a finalidade de fazer um balanço do quadro de atividades do RURAP por todo Estado, com o propósito de promover ações que beneficiem diretamente os agricultores familiares assistidos pelo instituto.

Uma das informações socializadas, foram a efetividade da entrega de documentação e relatórios de atividades dos escritórios locais, também foi esplanada as providencias tomadas e sanadas por parte da diretoria, do processo para realização de serviços de manutenção de veículos que já está sendo executado, bem como a regularidade de fornecimento de combustível e materiais para garantir as condições necessárias de viabilização dos atendimento e dos serviços prestados pelas Sedes Locais do Rurap.  “As informações repassadas, foram de empenho e decisões que possam melhorar as condições de trabalho dos próprios profissionais do Rurap e buscar a qualidade dos serviços prestados aos agricultores familiares. Nossa intenção é ter uma boa produção com o melhor custo benefício”, disse Daniel Santos, Coordenador da CATER. Atualmente, o Rurap conta com quatro regionais, são eles: Norte, Sul, Leste e Oeste, os quais contemplam 22 sedes locais nos estado.

Durante a reunião, foi informado também que o Rurap através de sua coordenadoria administrativa, está articulando junto ao governo do estado e concluindo os levantamentos necessários para execução de processos licitatórios que atenderá com serviços de reformas nas estruturas físicas de sedes locais e aparelhamento com mobiliários de escritórios e equipamentos necessários para atendimento ao público nos municípios e em sua sede central.  

Estiveram presentes na reunião o coordenador de assistência técnica e extensão rural, Daniel Santos, os gerentes regionais, Raimundo Viana (Leste), Manoel Gameleira (Oeste), José Enilson (Norte) Nonato Rebelo (Sul), Darciane Gomes (Coordenadora do PAA) e Sérgio Barbosa (Diretor Presidente em Exercício do Rurap).


Por: Regina Elane - 02/02/2018 - 16:51
Fonte : Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá