EMBRAPA - AP em parceria com a SDR, RURAP e SEBRAE – AP capacita Técnicos Extensionistas em curso de Mandiocultura.

Técnicos do RURAP participaram nos dias 05 e 06 de Junho de 2018, de uma série de Minicursos gratuitos, voltados ao cultivo da mandioca. O evento ocorreu no auditório Marabaixo da sede da Embrapa (Rodovia JK), em Macapá. A programação foi aberta ao público que teve a participação do Diretor Presidente do RURAP, Hélio Dantas na abertura oficial. Estiveram participando da capacitação 30 técnicos extensionista que desenvolvem suas atividades nas coordenadorias da instituição e nos escritórios locais dos município de: Macapá (São Joaquim do Pacuí e Maruanum), Itaubal do Piririm, Laranjal do Jari/Agua Branca do Cajari, Mazagão/Maracá e Tartarugalzinho.

A programação iniciou com o minicurso de Manejo Técnicos de Solos para o Cultivo da mandioca, conduzida pelo Doutor Manoel da Silva Cravo – Engenheiro Agrônomo e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas. Segundo o Doutor Manoel, o objetivo principal do Minicurso é, orientar os Extensionistas, quanto a aplicação de um conjunto de técnicas, com a finalidade de protege-las e melhorar a produção das culturas, visando aumentar e manter as potencialidades dos solos, envolvendo o controle das propriedades a serem atendidas, características e o controle da erosão e no final de sua palestra afirmou que, utilizando adequadamente o manejo do solo é possível aumentar a capacidade produtiva, conservar a fertilidade natural e os fertilizantes aplicado, conservar uma quantidade adequada de agua pluvial e contribuir para a sua conservação, assim reduzindo os Impactos Ambientais dos solos.

No decorrer da programação, foram aplicados, diversos minicursos sobre, Plantas Daninhas de importância na cultura da mandioca ministrada pelo Sr. Luiz Wagner da EMBRAPA-AP, o minicurso de Insetos e Pragas de importância econômica na cultura da mandioca, ministrado pelo Sr. Ricardo Adimi e Adriano Marini da EMBRAPA-AP, o minicurso Roça sem Fogo e o Trio da Produtividade da Mandioca conduzida por Moisés de Souza Modesto da EMBRAPA-AP – CPATU e finalizando com o minicurso Multiplicação Rápida de Manivas e Produção de Manivas para comercialização conduzida por Benedito Dutra – Produtor Rural e Engenheiro Agrônomo.

As estatísticas hoje mostram que, no Estado do Amapá e nas demais cidades do Brasil, a produção de mandioca está em primeiro lugar.

A programação faz parte do Seminário de Mandiocultura, a ser realizado pelo Sebrae e Embrapa nos dias 7 e 8 deste mês, no Auditório Santana, na sede do Sebrae, em Macapá

 

 

Colaboração: EMBRAPA/AMAPÁ

 Comunicação/RURAP


Por: Comunicação Institucional/RURAP - 06/06/2018 - 20:13
Fonte : Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá