Sema debate sobre criação de Unidade de Conservação Ambiental em terras da etnia Wiãnpi

O Secretario de Estado do Meio Ambiente, Bernardino Nogueira dos Santos participou nesta quarta-feira (20) de uma reunião com representantes da etnia Wiãpi e Ministério Público Federal em Macapá. A conversa foi para discutir o apoio financeiro do governo do Amapá através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Fundo Especial de Recursos para o Meio Ambiente (Ferma) na realização de uma consulta pública entre os povos indígenas da etnia Wiãpi que residem nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari.

A intenção é ouvir a opinião dos indígenas sobre a criação de uma Unidade de Conservação ambiental, visando proteger os biomas, biomassas, fauna e flora da região. O trabalho de consulta ainda não tem data confirmada. Será financiado através do Fundo Especial de Recursos para o Meio Ambiente (Ferma), no valor estimado de 40 mil, com a participação da Associação dos povos Indígenas Wiãnpi do Amapá.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bernardino Nogueira falou sobre a importância da preservação do meio ambiente nas áreas indígenas. “O governo do Estado através da Sema e demais órgãos ambientais responsáveis de implementação de política pública ambiental, licenciamento e execução estão mobilizados para que os direitos, a cultura e a região desses povos seja preservado.”


Por: Iran Froes - 21/06/2018 - 10:35
Fonte : Secretaria de Estado do Meio Ambiente