Amapá oferta curso técnico em enfermagem para indígenas
Edital do curso técnico de enfermagem para indígenas foi lançado nesta segunda-feira, 19, no Graziela Reis de Sousa

Pela primeira vez, o Governo do Amapá, vai ofertar, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), curso técnico de enfermagem destinado a indígenas. O edital foi lançado nesta segunda-feira, 19, no auditório do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, em Macapá.

Foram disponibilizadas 30 vagas exclusivas para indígenas das etnias Palikur, Karipuna, Galibi Marworno (Oiapoque), Waiãpi, Apalai, Waiana, Tiriyo e Kaxuyana (Parque do Tumucumaque). As vagas foram divididas entre os povos, e cada liderança indígena indicou as pessoas da sua aldeia para a formação.

O curso é um pedido das lideranças indígenas e foi articulado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e Seed. De acordo com Eclemilda Macial, gestora da Sepi, a proposta é que com a formação os indígenas trabalhem em suas próprias aldeias.

“Temos poucos técnicos em enfermagem, e quando fazemos processos seletivos, há abandono, porque poucas pessoas querem ficar na aldeia”, destacou.

Formação

O curso começa nesta semana e será ministrado no Graziela Reis de Souza. A duração é de um ano e oito meses. Os indígenas ficarão hospedados em casas de apoio e serão acompanhados pela Sepi. Eles passarão por estágio supervisionado, e vão contar com professores bilíngues, para tradução, quando necessário, e auxílio na comunicação durante todo a duração do curso.


Por: GEA - 23/08/2019 - 09:32
Fonte : Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas