A deputada estadual Marília Góes (PDT) esta distribuindo no município de Mazagão em torno de 1000 DVDs com o registro da história, cultura e religiosidade dos mazaganenses. A distribuição faz parte de um minucioso trabalho que vem desenvolvendo, de documentação de tudo o que envolve a Festa de São Tiago, celebrada durante 16 dias, tendo como ponto alto os dias 24 e 25 de julho, na Vila de Mazagão Velho, há 70 km de Macapá.
Conforme explicou a parlamentar, posteriormente os DVDs serão distribuídos nos outros municípios amapaenses para consulta de estudantes, pesquisadores e a população em geral para conhecimento público.
Marília Góes é autora da Lei nº 1.696 que cria o feriado estadual do dia 25 de julho, em celebração ao Dia de São Tiago. "É um resgate histórico que precisa ser passado de geração em geração. E o feriado, na verdade, é um convite a todos os amapaenses visitarem a Vila e conhecerem a festividade", registrou a parlamentar.
A Festa
A Festa de São Tiago é considerada a maior manifestação cultural do Amapá. Em 2016, o evento religioso completa 239 anos de tradição. No ponto alto da festa, acontece a missa campal, o círio e a encenação a céu aberto da lendária batalha entre mouros e cristãos – conflito político-religioso que teria ocorrido no Continente Africano e trazido para Mazagão.
A referência a São Tiago é porque ele teria aparecido milagrosamente batalhando em favor dos cristãos. Nos dias 27 e 28 de julho, as crianças têm uma “festa particular”, quando repetem os mesmos rituais dos adultos.
O evento é organizado pela comunidade de Mazagão Velho e pela Associação Cultural da Festa de São Tiago com patrocínio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão.