O governador Waldez Góes fez algumas mudanças neste segundo semestre de 2016, nas pastas do Executivo. A partir de agora, sete secretarias terão nova gestão com o desafio de melhorar as políticas públicas do governo. A solenidade de posse ocorreu nesta terça-feira, 2, no Palácio do Setentrião.
As mudanças fazem parte da reforma administrativa do Executivo estadual buscando aperfeiçoar os serviços prestados à população. A medida também visa à oxigenação e rearticulação técnica e política da máquina pública. A readequação da equipe possibilita a contribuição de novos técnicos, além de composições formadas ainda no processo eleitoral de 2014, segundo justificou o governador.
Waldez Góes explicou que as mudanças são comuns e necessárias. “Os motivos da mudança foram técnicos e políticos. No processo eleitoral de 2014, tivemos a participação do PROS e do PPS. Nesse momento, quisemos possibilitar essa contribuição de técnicos ligados a esses partidos na administração” afirmou o governador. Ele acrescentou que, até o final desta semana, serão apresentados novos colaboradores.
Novos gestores:
Sedel (Secretaria de Estado do Desporto e Lazer)
Sai Edinoelson Trindade e entra o advogado Vicente Cruz que, antes, ocupava o cargo de diretor-presidente do Procon Amapá. Também atuou como procurador-geral da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Prefeitura de Macapá. Foi chefe do Núcleo Cível da Defensoria Pública do Amapá (Defenap) e assessor jurídico da Vice-Governadoria e Assembleia Legislativa do Amapá.
O novo gestor disse que pretende estreitar o diálogo com a comunidade escolar, a fim de melhorar e planejar o desporto estudantil. Ele se referiu à realização dos jogos escolares, uma das disputas que mais tem revelado talentos nas mais variadas modalidades esportivas no Amapá.
Em sua fala, Vicente Cruz destacou a atuação de Edinoelson Trindade no desporto comunitário à frente da Sedel. O novo gestor também destacou a necessidade de ter um olhar mais cuidadoso com o futebol profissional, o esporte amador e os de alto rendimento.
Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Amapá)
Sai o interino Otni Miranda (que estava no lugar de José dos Santos Pereira Neto) e entra a cirurgiã-dentista Gabrielly Barbosa Silva que, já trabalhou como diretora do Centro de Especialidades Odontológicas do Santa Rita e odontóloga do Programa Estratégia de Saúde da Família.
A nova gestora informou que a sua meta será buscar mais proximidade e participação dos consumidores com o órgão. A função do Ipem é zelar pela garantia dos direitos da população nas relações de consumo.
Procon (Instituto de Defesa do Consumidor)
Sai Vicente Cruz e entra o gestor ambiental Eliton Chaves Franco, mestre em auditoria e perícia ambiental e especializado em administração pública. Já foi coordenador estadual de vigilância em saúde, secretário geral da Câmara Municipal de Macapá e diretor de Transporte da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
O foco da nova gestão do Procon será a fiscalização dos abusos cometidos por companhias aéreas, principalmente, em relação ao preço das passagens. O novo diretor-presidente ressaltou que dará continuidade ao trabalho do gestor anterior, como a fiscalização de bares e restaurantes. O preço nas bombas dos postos de combustível será outro foco de ação do Instituto de Defesa do Consumidor.
Pescap (Agência de Pesca do Amapá)
Sai Guarabichaba Martins e entra Clésio Cardoso, engenheiro de pesca, que integra o quadro efetivo do Governo do Amapá desde 2009, como extensionista em pesca. Foi superintendente federal do Ministério de Pesca e Aquicultura no Amapá, professor na Universidade do Estado do Amapá e no Centro Profissional Integrado em Pesca e Aquicultura. Como diretor-presidente da Pescap, Clésio Cardoso tem a missão de implantar o Plano Aquícola no Estado.
Sete (Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo)
Sai Marciane Santo e entra Alex de Almeida Pereira, servidor público, bacharel em Direito e especialista em Direito Eleitoral. Atuou no Tribunal de Justiça do Amapá, Câmara Municipal de Macapá, Companhia de Transito e Transporte de Macapá (CTMAC) e foi coordenador do Super Fácil Zona Norte. O novo secretário informou que desempenhará um importante papel na geração de trabalho, renda e capacitação.
Seinf (Secretaria de Estado da Infraestrutura)
Sai André Rocha e entra o engenheiro João Henrique Pimentel que, já foi prefeito e vereador de Macapá. Assumiu a Seinf pela primeira vez em 1998, onde permaneceu por dois anos no comando da pasta.
Caesa (Companhia de Água e Esgoto do Amapá)
Sai Patrícia Brito e entra o advogado Valdinei Santana Amanajás. Já esteve à frente da Procuradoria da Companhia de Eletricidade do Amapá, foi diretor presidente da Fundação Macapá Previdência (Macapaprev) e atuava como secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Macapá (Semduh).
Com reportagem de Mirrelle Rabelo