Portal GEA

Produto destinado a disponibilizar importantes serviços e informações do Governo do Estado do Amapá a todos os seus cidadãos

O Problema

Contexto Geral

Entendendo o cenário

O atual Portal do GEA possui uma vasta quantidade de informações, porém carece em mostrar de forma clara para seus usuários os serviços digitais e informações sobre os serviços. Em 2020, houve um aumento significativo na busca por produtos e serviços (digitais ou não), porém o atual portal é deficiente em propor este atendimento para a população do Estado.

Objetivo

Abordagem estratégica para o Governo

O objetivo do protótipo é readequar toda a interface para que o Portal possa dispor os serviços prestados pelo governo com um devido destaque e de maneira clara para que o Site do GEA seja parte fundamental na transformação digital em curso no governo.


Envolvidos e Ferramentas

Envolvidos

  • Equipe de UX do PRODAP

Ferramentas

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto

Processo

Para a resolução do problema encontrado foram utilizados os seguintes processos:

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto
  • Heurística de Covert: para a análise da arquitetura de informação e interface do Portal, com um quadro geral dos resultados encontrados.
  • Estratégia de Governo Digital do Amapá (EGD): Lei com objetivo de ampliar a oferta de serviços digitais e melhorar a comunicação entre o cidadão e o Estado.
  • Wireframes utilizando o Design System: O Design System do Amapá reúne um grande número de normatizações e boas práticas para os projetos de Interface das ferramentas digitais do Estado. O Wireframe desenvolvido foi todo embasado dentro do que recomenda o Design System.
  • Protótipo no Figma: A partir do wireframe, um protótipo foi feito na ferramenta Figma, tornando a prototipação mais aproximada de um produto final

Entrega

Após a finalização dos estudos e protótipos, um documento reunindo todos esses recursos foi submetido para aprovação da presidência do Prodap.