Portal de serviços

Produto destinado a disponibilizar serviços do Governo do Estado do Amapá a todos os seus cidadãos

O Problema

Contexto Geral

Entendendo o cenário

A implantação do Portal de Serviços do GEA estabeleceu um novo marco no atendimento da população, seja pela maneira de agrupar apenas serviços ou pela forma que interage com o cidadão. Para dar suporte a criação de uma cultura digital é necessário criar um portal que seja capaz de atender a todas as realidades do estado.

Objetivo

Abordagem estratégica para o Governo

O objetivo do protótipo de reformulação do portal de serviços GEA é ser o mais minimalista (partindo do conceito que menos é mais) possível evitando que o cidadão não precise navegar em várias estruturas disponíveis no site para buscar atendimento. Além disso, busca aderir ao Design System do GEA nesta reformulação.


Envolvidos e Ferramentas

Envolvidos

  • Equipe de UX do PRODAP

Ferramentas

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto

Processo

Para a resolução do problema encontrado foram utilizados os seguintes processos:

Elementos que deram suporte ao desenvolvimento do projeto
  • Estratégia de Governo Digital do Amapá (EGD): Lei com objetivo de ampliar a oferta de serviços digitais e melhorar a comunicação entre o cidadão e o Estado.
  • Wireframes utilizando o Design System: O Design System do Amapá reúne um grande número de normatizações e boas práticas para os projetos de Interface das ferramentas digitais do Estado. O Wireframe desenvolvido foi todo embasado dentro do que recomenda o Design System.
  • Protótipo no Figma: A partir do wireframe, um protótipo foi feito na ferramenta Figma, tornando a prototipação mais aproximada de um produto final

Entrega

Após a finalização dos estudos e protótipos, um documento reunindo todos esses recursos foi submetido para aprovação da presidência do Prodap.